COMPORTAMENTO

A crise dos 17 anos: escolhas, cobranças e insegurança

É quase que impossível não passar pela crise dos 17 anos, mais cedo ou mais tarde, ela chega, no meu caso, bateu na minha porta muito antes do que eu imaginava. Por isso resolvi trazer esse tema em forma de bate papo, para ajudar ou pelo menos mostrar para aqueles que estão passando por isso, que jamais estarão sozinhos nessa.

large (22).jpg

Acredito que essa idade é tão complexa por termos que fazer escolhas. E como é difícil fazer escolhas. Na maioria dos casos essa dificuldade vem pelo medo de errar e ter que recomeçar. Último ano do ensino médio vem acompanhado de, além todos os dramas adolescentes já conhecidos, uma série de novas cobranças e preocupações. É nessa época também que nos pressionam a escolher o curso que queremos na faculdade e é aí que vem o medo de não escolher o certo e só descobrir depois de já ter iniciado.

Têm certas escolhas que ainda me questiono muito sobre elas. Sempre achei que escolher algo concreto é como escolher apenas uma parte de nós. Se somos várias versões, por que exercer só uma delas? Já quis ser professora, bailarina e até astronauta e, conforme fui crescendo, fui percebendo como os nossos sonhos de crianças são esmagados pela sociedade, pela nossa família ou até por nós mesmos.

Geralmente nos perguntam: mas como você vai viver disso? E já vem aquela cara de paisagem após essa pergunta. É o sentimento que sinto quando me perguntam o retorno financeiro que o blog me dá. Isso é o que menos importa, sabe? O que realmente deve se levar em consideração é que sou feliz fazendo isso e que vou dormir todas as noites com um sentimento de satisfação por me sentir completa.

É o que eu gostaria que todas as pessoas sentissem com aquilo que elas escolhessem, independente do que fosse. Que as escolhas de cada um não tivesse tanta intervenção de terceiros. Que as pessoas entendessem que diploma não é sinônimo de felicidade. Que todos se sentissem livres para se reiventar e recomeçar sempre que quisessem.

2 comentários em “A crise dos 17 anos: escolhas, cobranças e insegurança”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s