COMPORTAMENTO

A vida é o que acontece a todo momento

Dizer que precisamos “viver o presente” é algo tão corriqueiro que parece ter pedido o sentido. Sabe quando ouvimos tantas vezes uma frase que já nem analisamos o significado dela? Então, esse é o caso. O ponto é que, mesmo ouvindo repetidamente, não registramos isso na nossa cabeça.

Quando estamos em um lugar, raramente a nossa mente está acompanhando o nosso corpo físico, pois os nossos pensamentos estão sempre flutuando ou para o passado ou para o futuro.

Sempre que viajamos muito para o passado, nos agarramos às memórias e passamos a vê-las como parte da nossa vida atual. Além do mais, quando estamos presos ao que já foi vivido, dificilmente conseguimos seguir em frente.

Às vezes paramos no tempo em determinada situação e não levamos em consideração que as pessoas mudam e as circunstâncias também, portanto, a recordação que temos é de um momento que jamais será o mesmo.

Em contrapartida, quando os nossos pensamentos estão focados apenas no futuro, geramos um sentimento de ansiedade que pode ser devastador à nossa saúde mental. Nós nos preocupamos com coisas que estão distantes e nos apavoramos pelo medo de não conseguirmos concluir os nossos objetivos.

O equilíbrio entre o passado e o futuro é o presente. É o aqui, o agora. É ele que precisamos valorizar. Respirar fundo, mais uma vez, e sentirmos a nossa presença e tudo o que nos cerca no momento. Observarmos atentamente cada detalhe de uma paisagem enquanto apreciamos a brisa, os sabores e as emoções. Isso sim é viver. É estarmos presentes, de corpo e alma.

HIKA1749[1]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s