DICAS

Como criar um nome para o seu blog

Como escolher o nome do seu blog (2)

Hoje viemos contar como surgiu o nome do nosso blog “Colecionando Registros” e compartilhar algumas dicas que nos ajudaram muito nesse processo de escolha e que podem ser úteis para você que está passando pelo mesmo. Aliás, nós estamos elaborando um cronograma dos dias de postagens e temas. Esperamos conseguir trazer todas as terças-feiras dicas de tudo, as mais variadas possíveis.

Bom, vamos para a história. Quando pensamos em criar o nosso blog – aqui contamos como ele surgiu – logo empacamos no nome. Passamos um dia inteiro rabiscando ideias, mandando palavras que gostamos uma para a outra e que poderiam ser boas para fazermos combinações. Pensamos em muitos, mas muitos nomes, mas não conseguíamos nos identificar com eles, sabe? Não sentíamos aquela afinidade com nenhum, aquele sentimento de que era o nosso nome. Até que pensamos em reaproveitar a palavra “Registros”, que fazia parte do nome do antigo blog da Thati e juntamos “Colecionando”, que é o que a Jú vive fazendo, colecionando coisas. Achamos a combinação perfeita e quando decidimos que seria esse nome, foi uma mistura de alívio com alegria.

Agora que você conheceu um pouquinho da nossa experiência, confira as dicas que separamos para você.

1. Não se prenda tanto ao nome.
Parece uma dica um pouco confusa já que estamos tratando disso, não é? Mas queremos dizer que você não precisa ficar esperando ter um nome genial para começar o seu blog, até porque você pode alterar depois caso surja uma ideia melhor. Aliás, existem muitos blogs famosos que não têm um nome tão complexo e que facilita a procura por eles, que é o caso do “Depois dos Quinze” da Bruna Vieira, “Chata de Galocha” da Lu Ferreira e “Cabide Colorido” da Michelle Alves.

2. Deixe a sua criatividade fluir.
Una palavras simples que você goste e que sejam boas para combinação. Você também pode pensar em algumas que tenham algum significado para você ou buscar em letras das suas músicas favoritas.

3. Busque colocar palavras do mesmo idioma do seu blog.
Não há problema em colocar as palavras em outro idioma, principalmente em inglês, mas tente escolher as que são menos complicadas, porque caso ao contrário, pode acabar atrapalhando um pouco na procura pelo blog. Dê preferência para o nome no mesmo idioma que você irá escrever.

4. Relacione com aquilo que você vai escrever.
Qual é o tema principal do seu blog? O nome pode partir da resposta para esta pergunta. Por isso é tão importante que você pense exatamente qual é o foco do seu blog, se é moda e beleza, comportamento, entretenimento, enfim.

5. Não limite tanto o nome.
Esta dica complementa a anterior. O seu nome também não precisa estar necessariamente relacionado com o seu foco principal, porque as pessoas podem acabar pensando que o seu blog é exclusivamente de tal assunto, que não é o que elas procuram e, assim, não acessando ao blog.

Lembre-se de que o sucesso do seu blog não depende só do nome que você dá a ele e sim de outros fatores como o conteúdo de qualidade, posts bem escritos e elaborados, uma boa divulgação e muito carinho por aquilo que você faz.

Esperamos ter ajudado de alguma forma.
Beijos,
Jú e Thati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s